BIOLOGIA DAS PRAGAS URBANAS

FORMIGAS

          As formigas são insetos sociais que vivem em colônias. Pertencem à Ordem Hymenoptera grupo em que se encontram as vespas e abelhas. Todas as formigas estão agrupadas em uma única família, a Família Formicidae.

          Todas as espécies de formigas são verdadeiramente sociais. Um Inseto é denominado social pela sobreposição de gerações, pela divisão de tarefas e pelo cuidado com a prole. A divisão de tarefas está associada com a presença de diferentes castas dentro da colônia. Existem a casta das operárias e a casta dos reprodutivos (rainhas e machos).  

         As operárias são as formigas que estamos acostumados a ver. Elas são todas fêmeas, não possuem asas e são estéreis; desempenham ainda todas as funções dentro da colônia que também é chamada de formigueiro. Dentre estas funções citam-se: escavação e limpeza do ninho, procura de alimento, também chamada de forrageamento, alimentação das larvas e rainha(s), alimentação de outras operárias, defesa da colônia, etc. As operárias vivem de dois a três meses e durante toda sua vida trabalham em prol da colônia.

          

           Em algumas espécies de formigas podemos observar, dentro da casta de operárias,indivíduos com a cabeça desproporcionalmente maior e de tamanho mais avançado em relação às outras operárias. Estas operárias são denominadas soldados e possuem a função de proteger a colônia de inimigos. Apesar de terem este nome são também fêmeas.    

           Em algumas épocas do ano colônias maduras produzem um grande número de indivíduos alados conhecidos como reprodutores. Muitas vezes os reprodutores são confundidos com os siriris e aleluias que são cupins. As formigas podem então ser diferenciadas dos cupins comparando-se algumas estruturas. As formigas apresentam cintura enquanto os cupins apresentam a mesma largura do corpo, do começo ao fim. Tanto as formigas quanto os cupins têm quatro asas, porém, nas formigas as asas anteriores são maiores que as posteriores enquanto nos cupins todas as quatro asas são do mesmo tamanho. E por fim, as antenas das formigas têm forma de cotovelo, enquanto as dos cupins são retas.  

          A casta dos reprodutores é caracterizada pelas rainhas e machos. As rainhas são responsáveis pela postura dos ovos e são os maiores indivíduos da colônia; possuem asas para fazer o vôo nupcial, Isto é, para o encontro com os machos, cuja cópula ocorre em pleno vôo. Uma vez fecundadas elas procuram um local adequado para fundar um novo ninho e, nesta fase, cortam as asas com as mandíbulas e auxílio das pernas posteriores.

         Na maioria das espécies de formigas apenas uma rainha é encontrada dentro da colônia e uma vez morta, o formigueiro também morre. Entretanto em algumas espécies, especialmente as domésticas, várias rainhas fecundadas podem ocorrer dentro de um único formigueiro. A longevidade da rainha é longa. Rainhas de saúvas podem viver até vinte anos, enquanto rainhas de formigas domésticas vivem aproximadamente dois a quatro anos.

          O tempo de vida de uma colônia é de aproximadamente vinte anos, podendo chegar a quarenta anos no caso de substituição da rainha. O número de indivíduos por colônias atinge mais de quatrocentos mil. As formigas em seu deslocamento na busca de alimentos podem contaminar ambientes, embalagens e produtos.

          Para prevenir o ataque das formigas, é indispensável deixar o ambiente o mais limpo possível, consertar falhas nas estruturas, como rachaduras nas paredes e frestas em azulejos.

voltar