BIOLOGIA DAS PRAGAS URBANAS

MORCEGOS

             Os morcegos são pequenos mamíferos de hábitos noturnos. Sua alimentação varia de acordo com a espécie. A grande maioria alimenta-se de frutos (frugívoros) e insetos e o restante de animais de pequeno porte (lagartixas, lesmas, ratos, peixes de água doce) e até néctar de flores. Os morcegos que se alimentam de sangue (hematófagos) representam a minoria e são muito perigosos em virtude dos ferimentos que podem causar, principalmente nos animais ao Ihes lamber o sangue. Algumas vezes atacam o homem quando este está dormindo. Durante o dia os morcegos ficam recolhidos em esconderijos escuros, tais como casas abandonadas ou outros abrigos.

             Os morcegos transmitem a histoplasmose pelas fezes, e seu controle é muito delicado. Já está presente nas grandes cidades, onde comumente se alojam em venezianas. São animais com excelente senso de localização por ecolocalização. Uma espécie de sonar. O uso de pastas anticoagulantes está restrito a órgãos oficiais.


              Os bovinos e os eqüinos são os animais atingidos com maior freqüência, provocando grandes prejuízos em determinadas regiões.

voltar